Purificações

Shank Prakshalana
 Limpeza Intestinal
Shank Prakshalana ou Varisara significa "Gesto de concha" porque a água passa por canal da digestão como através da concha vazia. A água que entra pela boca, passa por estomago e depois, pelos movimentos simples, fáceis para qualquer mortal, atravessa todo o intestino e vai até a saída dele. É necessário fazer este exercício até que a água comece a sair da mesma cor transparente que entrou.
Preparação.
Esquente a água até a temperatura do corpo, coloque sal 5 -6 gramas em um litro, que é um pouco menos do que a concentração do sal em plasma do sangue (uma pequena colher de sopa de sal em um litro de água). A água tem que ser salgada, pois sem o sal ela seria absorvida pela osmose através da mucosa e sairia não através do ânus, mas com urina. Se ao experimentar a água parecer muito salgada, pode diminuir a concentração do sal para que a água fique agradável para tomar.
Um momento agradável.
O momento mais agradável é a manhã, em jejum. Toda a limpeza, como demonstrou a pratica, demora uma hora ou uma hora e meia, e quando for assimilada, 45 – 60 minutos.
Eis está o esquema completo da passagem da água pelo canal da digestão.
1. Tomar um copo de água salgada.
2. Logo em seguida realizar os exercícios prescritos.
3. Beber um copo de água e fazer uma série de movimentos. Durante a realização destes movimentos, a água estará passando lentamente para o intestino, sem causar o enjôo.
Continue alterando a tomada de um copo de água e os movimentos, até beber 6 copos de água.
Neste momento, é necessário ir ao banheiro.
Geralmente, a primeira evacuação acontece quase imediatamente. Após a primeira porção de excrementos, que terá a forma das fezes líquidas, seguirão as outras mais macias e depois, as líquidas.
Se isto não estiver acontecendo imediatamente ou em 5 minutos, será necessário repetir os movimentos, sem beber mais água e depois, voltar para o banheiro. Se o resultado esperado não acontecer, então terá que fazer a evacuação acontecer através da purificação (meio litro de água), feito do jeito comum (com ajuda do clister). Assim que sifão for ativado, ou seja, assim que as primeiras fezes começarem a sair, o resto acontecerá automaticamente.
Um conselho: após cada ida ao banheiro e após o uso do papel higiênico comum, lave anus com a água morna, seque-o e passe manteiga para evitar a irritação causada pelo uso do sal. Algumas pessoas sensíveis são sujeitas a esta irritação leve, que pode ser evitada com facilidade.
Após esta primeira evacuação, será necessário: tomar mais um copo de água, fazer os movimentos, depois voltar para o banheiro, e cada vez acontecerá a evacuação. Continuar assim, alteradamente, tomar água, fazer exercícios e ir ao banheiro até que a água comece a sair do mesmo jeito que entrou no organismo, limpa. Dependendo da poluição do intestino, será necessário tomar de 10 a 14 copos de água, raramente mais do que isto.
Quando tiver o resultado esperado, ou seja, quando você achar que a água sai bastante limpa, pare este procedimento. Em seguida, você vai ao banheiro mais algumas vezes. Depois pode tomar 3 copos de água não salgada e fazer Vamhana-Dhouti (dois dedos na boca para provocar vomito). Isto desligará o sifão e limpará o estomago completamente. Pela tradição, os yogas sempre fazem Vamhana-Dhouti após o Shank Prakshalana.
Primeiro exercício.
Posição inicial: (desenho 8, posição 1) em pé, os pés separados em aproximadamente 30 centímetros, os dedos das mãos estão entrelaçados, as palmas das mãos estão viradas para cima. Endireite a coluna, respire normalmente.
Sem girar a parte inferior do corpo, incline-se primeiro para esquerda, sem demorar na posição final, volte para a posição inicial, endireite-se e logo em seguida, incline-se para direita. Repita este movimento duplo 4 vezes, ou seja, faça 8 inclinações, alteradamente para esquerda e para direita. Isto ocupará aproximadamente 10 segundos. Estes movimentos abrem o porteiro do estomago e com cada movimento (inclinação), uma parte da água passa do intestino para o duodeno. As cruzes no desenho numero 8, posição 5 marcam as válvulas de segurança, que se abrem com ajuda dos movimentos descritos acima.
Segundo exercício.
Este movimento faz a água passar pelo intestino fino (desenho 8, posição 2). A posição inicial é a mesma, isto é, com os pés separados. Estique o braço direito horizontalmente e dobre o braço esquerdo para que o dedo indicador e polegar toquem a clavícula direita. Depois, faça um giro do corpo, direcionando o braço esticado para trás o máximo possível; olhe para as pontas dos dedos. Sem parar no final do giro, volte logo para a posição inicial e faça um giro para o outro lado. Este movimento duplo tem que ser repetido 4 vezes. A continuação total do movimento é de 10 segundos.
Terceiro exercício.
A água continua passando para o intestino fino graças ao movimento seguinte: faça a versão de "Cobra" (imagem 8, posição 3). Somente os dedos polegares dos pés e das mãos tocam o chão, consequentemente, os quadris permanecem sobre o chão. Os pés estão separados em aproximadamente 30 centímetros (isto é importante). Quando a posição estiver tomada, vire a cabeça e o corpo até que consiga ver o calcanhar oposto (ou seja, se você estiver virando o corpo para direita, então te que olhar para o calcanhar esquerdo), sem parar na posição final, volte para a posição inicial e faça a mesma coisa para o outro lado. Repita dois movimentos 4 vezes. Duração 10 – 15 segundos.
Quarto exercício.
A água que atingiu o final do intestino fino tem que passar pelo intestino grosso com ajuda do quarto e último exercício. Ele é o mais complicado de todo o procedimento, porém é acessível para todos, menos para as pessoas que têm doenças dos joelhos ou do menisco. Estas pessoas podem fazer a variação do exercício descrita abaixo.
A posição inicial (imagem 8, posição 4)
a) se agache, os pés separados em aproximadamente 30 centímetros, e os joelhos ficam na parte exterior dos quadris e não sobre a negada, as palmas das mão posicionadas nos joelhos, que estão separados em aproximadamente 30 centímetros;
b) Vire o corpo e posicione o joelho esquerdo no o chão em frente do pé oposto. As mãos empurram alteradamente o quadril direito para o lado esquerdo e depois, o quadril esquerdo para o lado direito para apertar a metade da barriga e pressionar o intestino grosso. Olhe para trás de si para fortalecer o giro do corpo e pressionar o estomago.
Enquanto no caso dos exercícios anteriores não era tão importante se você começasse o movimento para o lado direito ou para o lado esquerdo, então neste exercício é preferível primeiro pressionar o lado direito do estomago. Igual a todos os exercícios anteriores, é necessário fazer este também 4 vezes. A continuidade total é de 15 segundos.
Variação do 4° exercício.
Este movimento começa do Ardha Matsiendrasana (posição torcida). O pé simplesmente posiciona-se do lado interno do quadril e não passa do outro lado. O ombro aproxima-se o máximo possível do joelho dobrado, o corpo inclinado ligeiramente para trás. Os braços estão apoiados no joelho dobrado, que serve da alavanca para o giro da coluna e para a aproximação do quadril da parte inferior da barriga.
No caso do azar.
Se depois de tomar aproximadamente 4 copos de água você sentirá que o conteúdo do estomago não passa do jeito natural para o intestino e aparece a sensação do enchimento que causa o enjôo, significa que a passagem estreita do porteiro (a válvula entre o estomago e o duodeno) não foi aberto do jeito apropriado. Faça novamente 2 ou 3 vezes a sessão dos exercícios sem tomar mais água. O desaparecimento do enjôo indicará a abertura do acesso. Assim que o sifão estiver ativado, não haverá mais complicações e você poderá continuar o processo. Mas algumas pessoas podem ter a tampa de gases feita dos produtos de fermentação impedindo a ativação do sifão. Neste caso, será suficiente pressionar o estomago com as mãos ou fazer Sarvangasana (posição nos ombros) junto com outros 4 exercícios.
No caso mais desagradável, ou seja, quando a água não sai do estomago, você tem duas escolhas: provocar o mito, fazendo cócegas na base da língua com dois dedos da mão direita para provocar o reflexo do vomito. O alivio chegará radicalmente e imediatamente. Ou deixar sem fazer nada. A água sairá por si só através da urina. Após o exercício, será necessário descansar e evitar a comida.


Alimentação após as limpezas do fígado e a profilática

Já havíamos falado sobre a alimentação após as limpezas do fígado. Repetiremos – comer apenas quando tiver apetite. Tomar um suco fresco de cenoura ou de maçã junto com o suco de beterraba. De preferência, usar maçãs com gosto acido, assim, junto com o suco de beterraba, será uma mistura de bom gosto.
Suco de beterraba em si é um produto único, pois suas substâncias minerais ficam predominantemente nas composições alcalinas. O estudo das funções de sucos feitos de beterraba, cenoura e repolho comprovou que a bílis segrega-se mais efetivamente precisamente do suco de beterraba. As qualidades colagogas da beterraba foram conhecidas a curadores antigos. Deste jeito, Avicena escreveu: “... beterraba abre as obstruções do fígado e baço”. Um dos nossos contemporâneos, médico Wolker, do ponto de vista cientifico, determinou as qualidades maravilhosas purificadora do suco de beterraba, graças à presença nele os átomos “vivos” de cloro. E nossos cientistas encontraram a betaína na beterraba, a qual ainda não foi encontrada em nenhum outro vegetal.
Betaína é uma substancia única, e pela composição química está próxima da colina e lecitina - os conhecidos reguladores do metabolismo. Betaína favorece a assimilação das proteínas, melhora o funcionamento do fígado. A beterraba possui saponinas, que juntam o colesterol no intestino num complexo da difícil assimilação. Saponinas em si servem de base para a composição dos remédios contra esclerose.
Beterraba também tem vitamina U. Esta vitamina auxilia na cicatrização das úlceras, causa o efeito anti-esclerose, melhora a troca do colesterol como metionina, possui as qualidades antialérgicas.
Magnésio, que existe na beterraba, regula o tono vascular e evita a formação dos trombos nas veias.
Um cientista soviético B. P. Tonin, através das várias experiências provou que algumas frutas e verduras contêm fitoncidios, que causa a influencia nociva aos micróbios. Entre as verduras que contêm fitoncidios são cebola, alho e cenoura. O uso destas verduras ajuda na limpeza da cavidade bocal, do estomago e intestino dos micróbios. Além disso, cenoura tem uma vantagem - não tem o cheiro especifico repugnante como o da cebola e do alho.
As qualidades curadoras dos sucos citados acima ajudarão na melhoria rápida do fígado, principalmente, no caso das pessoas idosas. Depois, uma salada de verduras frescas, um pouco azeda ou salgada, de preferência, com alguma coisa natural: suco de limão, oxicoco, alface-do-mar. Depois, um mingau cozido com água, pode ser acrescentado uma pequena quantidade de manteiga e alface-do-mar. Esta comida pode servir tanto de almoço como jantar. No dia seguinte, o cardápio pode ser variado.
Agora, podemos passar para a alimentação correta, para fortalecer o fígado. Em geral, o fígado se recupera bem. Por exemplo, no caso dos cachorros e outros animais, quando extraem 75% de tecido do fígado, a completa recuperação acontece em 8 semanas. Porém, é importante saber quais produtos são mais prejudiciais para o fígado, e eliminá-los da sua alimentação. Entre tais produtos são: a carne e o peixe fritos, sopas fortes de carne, sopas de peixe, produtos conservados e defumados, petiscos gordurosos (principalmente, frios) e os produtos submetidos ao tratamento com temperaturas elevadas. Comida rica de amido - principalmente, farinha branca e pães doces - entope o tecido do fígado e deixa-o duro. As leguminosas e os cogumelos são dificilmente ingeridos quando o fígado está doente. Entre os produtos proibidos são: vinagre, pimenta, mostarda, escabeches, nabo, rabanete, rábano, cebola, alho, azeda, espinafre, café forte, chocolate e álcool. Pratos apimentados e produtos com o gosto picante prejudicam o melhoramento do fígado. Os antigos curadores perceberam que as sensações gustativas estimulam várias energias no organismo, e através destas, acontece a estimulação das funções dos órgãos. Assim, o gosto azedo estimula o funcionamento do fígado e da bexiga. O gosto pouco salgado estimula o fígado indiretamente. Já o gosto adstringente e picante – oprime-a. A ciência contemporânea determinou que produtos com gosto adstringente e picante, além do fígado, causam influencia prejudicial à mucosa do estomago e duodeno. Daí segue que aqueles que desejam melhorar o funcionamento do fígado têm que comer mais freqüentemente produtos com gosto naturalmente azedo e salgado, e evitar produtos com gosto adstringente e picante. Se você exagerou na estimulação de seu fígado com gostos descritos acima, ele estará sinalizando sobre isto com o aparecimento do gosto azedo na língua. Neste caso, diminua o uso dos produtos com gosto azedo e salgado, e aumente um pouco o uso dos produtos com gosto adstringente e picante. É necessário atingir a harmonia nissoo desaparecimento de qualquer tipo das sensações gustativas nos intervalos entre as refeições.
Para doentes com problemas de fígado e para o fortalecimento deste, tais vitaminas como A, C, B, K são muito importantes. Vitaminas do grupo B favorecem bastante a normalização do funcionamento do fígado. Assim, B6 melhora a função antitóxica do fígado (trigo germinado e fermento de cerveja possuem muita vitamina B6), B3(PP) participa na troca energética das células do fígado, impede a destruição delas (trigo germinado, fermentos, tomates e gemas). B9 (acido fólico) e B12 participam na troca de proteínas e fermentos, e nas reações de oxidação, favorecem a síntese da proteína e estão vistos como fatores de crescimento. Foi estabelecida a influencia ativadora da vitamina B12 para a regeneração do fígado. Vitamina K participa no processo de coagulação, aumenta o potencial energético da célula do fígado. A falta desta vitamina no organismo é causada pelo distúrbio da secreção da bílis e pela assimilação da gordura no intestino (os produtos citados acima contêm uma grande quantidade destas vitaminas). Acido ascórbico (vitamina C), em quantidade de até 1 grama por dia, melhora o funcionamento do fígado, aumenta sua função antitóxica e fortalece os processos regenerativos (salada de repolho, infusão de rosa silvestre, suco de maçã e outros).
Com a doença do fígado e das vias biliares, perturba-se a absorção dos minerais e aumenta a eliminação deles do organismo. Os sucos citados acima, e também, legumes e frutas, contêm muitos minerais naturais, em forma de fácil assimilação. A dieta sem sal baixa a formação e eliminação dos fermentos para a via digestiva do fígado e dos canais biliares e, com isto, cria o sossego para os órgãos doentes.
Ao compor uma dieta, com o fígado doente, é muito importante levar em consideração o estado do estomago. É necessário, também, eliminar a prisão de ventre. Caso contrário, a prisão de ventre causará a intensificação dos processos de apodrecimento no estomago e assimilação das substancias tóxicas pelo sangue, que entram no fígado através da veia porta piorando seu estado. Neste caso, a cura demora.
De tudo citado acima, fica claro que é preferível comer as verduras e frutas frescas. Beterraba, cenoura, abobrinha, tomates, couve, uva, melancia, morango, maçã e ameixa – são os produtos que estimulam a secreção da bílis. A inclusão dos grãos do trigo germinado na refeição acelera a cura do fígado. Em base dos grãos do trigo germinado preparam uma mistura: triturar 100 gramas de grãos germinados do trigo e acrescentar 100 gramas de beterraba ralada, cenoura 100gr, pêssegos secos 100gr, oxicoco 50gr (ou suco de um limão), um pouco de mel para deixar a mistura com o gosto ligeiramente azedo - um gosto agradável. Comer esta mistura como mingau todo dia ou a cada dois dias. Uma vez – um mingau, outra veza mistura. A proporção dos componentes da mistura pode ser diversificada, mas 100 gramas de trigo germinado são essenciais.
A manteiga e o óleo devem ser acrescentados somente nos pratos prontos, mas não no processo da preparação. Mais racional é comer 4-5 vezes ao dia (tal alimentação é muito benéfica para doenças do fígado). A alimentação menos freqüente leva à acumulação da gordura, estagnação da bílis, ao desenvolvimento da discinecia das vias biliares e sua inflamação.
Então, sua comida consiste em sucos frescos, saladas, mingaus e misturas. Tente variar tudo isto: cozinhar um pouco legumes, além dos mingaus, comer também nozes, batata e ricota.
Gostaria de ressaltar, mais uma vez, para as pessoas com fígado doente da necessidade do uso dos sucos frescos em quantidade de até 2 litros por dia. Eles melhoram a circulação de sangue no fígado e o estado funcional de suas células, aumentam a formação do glicogênio, intensificam a transportação da glicose para os tecidos, normalizam a troca da glicose, das proteínas, gorduras e dos eletrólitos. As qualidades físico-químicas da bílis mudam sob a influência dos sucos frescos: a viscosidade dela diminui, aumenta a quantidade dos ácidos biliares e diminui a concentração do colesterol. Com uma baixa secreção do estomago, suco fresco deve ser tomado 15-20 minutos antes da alimentação.
Com uma elevada função secretora do estomago – 1-1,5 horas antes da alimentação.
Com a acidez do estomago normalizada – 30-45 minutos. Podem ser usadas tais plantas colagogas como: perpétua, estigmas de milho, hortelã-pimenta, hipericão, Tanacetum vulgare (conhecida também como catinga-de-mulata), raiz do dente-de-leão, rosa silvestre.
Receita da infusão: perpétua, estigmas de milho, hipericão usar 1 colher de sopa das ervas secas em 1 copo da água. Tomar 100 gramas, 2-3 vezes por dia, antes de comer.


Jala Neti 



Jala net é um processo de purificação das narinas, e também um processo de limpeza sutil que vai além da limpeza do corpo físico.
Esta dentro da linha do Kryia Yoga.
Recebemos muitas impressões olfativas durante a vida, e quando fazemos esta limpeza, pode ser que essas lembranças são revividas, esquecidas, um lado experencial pode surgir. Isso pode não acontecer com todas as pessoas, cada individuo tem uma experencia diferente.
Problemas respiratórios podem ser emocionais ou alergicos. O jala neti com eficácia trata dos alergicos.
Jala neti melhora a capacidade de adaptação.

Preparo: é necessario o uso de um bule, ou de um acessório que parece uma conchinha. Água morna mineral com sal marinho.
Precisa ser morna porque nosso corpo é morno, e com sal por que nosso corpo também tem sal.
1 colher de sal para meio litro de água.

Não fazer pela noite. O ideal é se informar de como fazer corretamente, para que você se sinta bem fazendo.
Pode nos escrever e lhe ensinamos!!

Nenhum comentário: