18 de nov. de 2009

"Materialização" do Yoga

Hoje para se praticar yoga, no mínimo deve se estar com uma roupa de marca agradável (para quem), e pagar sua mensalidade ao centro que supostamente deveria desenvolver crianças e a sociedade.
O consumo Yoguista chega ao ocidente.

E a realidade é esta: você entra na sala de aula, deixa aquele sorriso de quem pensa que sabe algo, e que é feliz, arruma seu canto, começa a fazer as posturas, olha para seu parceiro e tenta superação, o professor pede a você uma postura, você faz, cai e bate a coluna, olha novamente o seu parceiro que esta na postura correta, você deita, entoa o mantra. Sai da sala com emoções negativas, e yoga feito!

O condicionamento da mente deixa a sociedade na ilusão de que a prática do yoga é somente na sala onde esta acontecendo a aula.
E isso aos poucos será revelado, pois a verdade sempre é revelada. A verdade sobre si mesmo.

Há pouco vi uma criança de rua, que pedia dinheiro para olhar os carros parados. Era um fim de tarde. Na esquina ela começava a fazer posturas de yoga, se colocar de ponta cabeca, se pendurar no poste, ela estava se esticando, se alongando, conhecendo seu corpo. Nao havia nenhum professor, o corpo dela falava, se movia, dançava!
Era natural.
Mas o pai a chamava para pegar o dinheiro dos carros.

A criança sabe como mover seu corpo, nesse momento ela se comunica com Deus, com ela mesma.
Ninguém impos que ela devesse fazer aquelas posturas para tonificar tal orgão, para evitar tais doenças...
Ela escutava seu corpo. Nenhuma divisão existia, de sexo, classe social, roupas... ela estava ali e se movia naturalmente.

Por que nosso corpo perdeu a identidade de se comunicar com nossa alma?
Ele está condicionado a realizar coisas que não são naturais a ele. Só isso!
Desde a comida atá seus movimentos.

Yoga está alem da postura não sincera, alem do materialismo yogue ocidental, alem do sorriso não realizado. Mas em busca disso, na mais real forma de existência.

Na naturalidade.