26 de nov. de 2008

Conheça a ti mesmo

As pessoas que aprendem em Escola Espiritual desenvolvem o entendimento sobre o destino, entender a Deus, Iluminação.
Podemos começar a entender a Deus somente quando começamos a ajudar a outras pessoas. Por que quando começamos a ajudar outras pessoas, e ensinar-los, nosso ego se divide, não há pensamentos somente em nós mesmos.
Mas muitas pessoas pensam que ajudam aos outros e dizem sobre ele a todas as pessoas quem encontram. Geralmente é uma grande imaginação.
Disto podemos fazer um resumo: o primeiro que devemos fazer em nossa vida é cuidar da nossa saúde. Somente quando temos boa saúde podemos criar boas relações. Por quê? Porque muitas relações se destroem devido ao egoísmo de um parceiro, que quer muita atenção para si.
E quando não a recebem, criam emoções negativas, criticas e pretensão. E é como o primeiro sinal de que a relação está destruída. Mas se temos boa saúde, teremos um grande campo, teremos muita energia e podemos dar esta energia para os outros sem esperar nada.
O segredo do método de cura consiste em ministrar o organismo da energia. Quando o corpo humano está debilitado (nas condições contemporâneas isso se observa praticamente em todos), seus diferentes sistemas começam a funcionar com transtornos.
Por exemplo, se falta energia na área do coração, aparece doenças cardíacas. Sofrimento no sistema imunológico pode aparecer infecções virais. Daí dirigimos a energia aquela área onde faz falta e numa quantidade determinada de sessões, o organismo começa a restabelecer-se e começa a funcionar igual, ou melhor que antes da doença.
Antes de nada, restabelecemos o funcionamento do sistema imune por que a energia de imunidade é responsável da elaboração da energia para produzirem defesas e, quando este sistema se cura, então se cura todo o organismo.
Esta energia para curar é elaborada por Sri Sotidanandana Guru Alid Pfasky Natva durante o pranaiama (exercícios de respiração). Logo é acumulada em seu ventre. Existe grande quantidade de curadores que curam as pessoas supostamente com sua energia de Reik, bioenergia, que dizem ter capacidades extras sensoriais. E claro está, se essas pessoas não são charlatões, disposta elas mesmas se adoecerem, pegando as doenças dos outros. Quando tomam as doenças e logo se passam para outra pessoa, por que qualquer doença é também uma energia negativa que se acumula no doente e através do funcionamento incorreto de seu organismo pelo stress e as emoções negativas. Na transmissão da cura Sri Sotidanandana toma este karma negativo e logo, dentro dele, o transforma em karma positivo. Isto aprendeu durante 10 anos. É um dos passos maiores do Yoga e aqui nada, praticamente se sabe fazer.
Uma vez que uma pessoa recebe esta enorme quantidade de energia todo seu organismo começa a curar. Primeiro o sistema imunológico cresce, dando mais força e proteção a pessoa. Podemos observar também que a pessoa se estabiliza emocionalmente e psicologicamente.
Como está recebendo partículas de energia de um Mestre Iluminado, também pode provar estados em que vive normalmente: graça, amor, bem aventurança, aceitação. As articulações e a pele da pessoa nitidamente rejuvenescem. A visão assim como todos os sistemas.
Nós vemos muitas pessoas curando com método de Reik. Quando Usui estava vivo seus discípulos curavam também. Usui tinha esta possibilidade de acumular energia cósmica e transmiti-la, assim como tomar o karma dos pacientes e seus discípulos, ao estar conectados com ele, ao ter contato e orientação dele, poderiam fazer o mesmo.
Depois que Usui morreu qualquer pessoa poderia receber a iniciação como curador de Reik. O resultado que observamos é que muitas pessoas que dão Reik estão doentes, ou se sentem mal. Por quê?
Porque Usui já não esta na Terra, e não pode pegar a doença dos que curam em seu nome, assim essa doença, a informação desta doença, cai do campo dos reikistas.
E quando se acumula muita desta informação ele se enferma, ou transmite esta informação a seus pacientes.
Outra maneira de alcançar a cura e um novo estilo de vida é em grupo. Buda nos disse sobre três tesouros: o Mestre, o conhecimento e a comunidade. A comunidade, o grupo, ajuda muito, pois é um apoio para a disciplina e constância de cada membro do grupo.
Em grupo, as pessoas podem fazer exercícios, as dietas, e um será o despertar do outro. Inclusive pode fazer uma pequena competição, muito benéfica: Emagreceu mais quilos que eu! Eu fiz mais yoga que você!
Desta maneira se cria um campo comum de esforços onde todos os membros dão grande energia e recebem grande energia. É muito importante que esse grupo tenha o programa correto de atividades. Os exercícios, a supervisão dos alimentos, etc.


Raja Yoga



É a prática suprema, integral. É a síntese do Yoga. Seu objetivo é a comunhão com Deus, através da prática da meditação, vivência de elevada ética de conduta, serviço impessoal ao mundo e veracidade.

Todos os sábios, místicos e santos de todas as religiões, de forma consciente ou intuitiva dessa técnica, praticaram a Raja Yoga.

É importante também praticar a Raja Yoga (yoga real) do autodomínio que nos ensina a dominar a mente negativa, conquistando a paz de espírito, uma mente amável, silenciosa, com controle dos sentidos e autoconfiança.

Um dos ensinamentos básicos do Raja Yoga, é a vigilância sobre os pensamentos, cortando na raiz qualquer pensamento negativo, substituindo-o por um pensamento oposto, positivo e confiante.

Raja Yogue: Shri Sotidanandana Alid Pfaske Natva



1. Yama
Yama é a maestria sobre si mesmo na relação com os outros. Auto restrição.


*Ahimsa (não violência) – Respeito sincero por todas as manifestações de vida. Não violar.

*Satya - Verdade não é um conceito ou idéia. Nem a descrição detalhada dos fatos. É um estado de ser onde tudo é percebido tal como é em si mesmo. Falar a verdade é dizer aquilo que ao ser escutado, aproxima ou desperta em quem escuta, o estado onde tudo é visto tal como é. Dizer o que não sabe é mentir.

*Asteya - Não roubar objetos, nem idéias. Usar idéias sem ter realizado em si mesmo o percurso de entendimento é roubar. É viver no mundo dos outros.

*Brahmacharya - Agir como o Divino. Estado onde a relação com os objetos dos sentidos não visa o preenchimento psicológico. Aplicado ao aspecto sexual é não fazer da relação uma forma de preencher o vazio existencial. Pode significar o não desperdício da energia sexual. Em contexto monástico é o celibato.



*Aparigraha – Não possessividade. Ausência de pensamentos ou sentimentos de posse em relação à objetos, pessoas, idéias e ideais.



2. Niyama
Disciplina na relação consigo mesmo. Observâncias.




*Shaosha – Pureza. Inclui limpeza física interna e externa. Limpeza emocional. Limpeza mental.



*Santosha – Contentamento que não se cria e nem se desfaz pela alteração das circunstâncias.É sem causa externa. Provém da conexão com a alma(Purusha). Alegria sem motivo.



*Tapas – É o aquecimento que dissipa as impurezas das nadís, chakras e mente. Diz também austeridade que é o abandono do eu na ação; esforçoSvadhyaya – Estudo de si mesmo e das escrituras que trazem o Ensinamento dos Mestres.



*Ishvarapranidhana – Entrega amorosa ao Divino. A entrega ausenta o ego e seu controle condicionado sobre a consciência, abrindo assim espaço para a Presença Divina manifestar-se no Coração do discípulo.



3. Asana
Postura firme e confortável que facilita o mergulho na Meditação.




4. Pranayama
Regulação da força vital, Prana, pela respiração visando parar a mente.



5. Pratyahara
Abstração dos sentidos e da mente. Estado em que as impressões sensoriais não modificam a condição mental ou espiritual.




6. Dharana
Concentrar a mente em algum objeto unificando a energia mental e facilitando a Meditação. A Concentração pode ser em uma área do corpo, um símbolo ( yantra ou mandala), chakras, mantra, chama de uma vela e muitos outros.



7. Dhyana
Meditação.No pensar comum a mente se move loucamente sem parar de objeto em objeto. Na Contemplação e reflexão o pensamento é dirigido á um tema em particular. O Objeto permanece o mesmo, apenas o pensamento se move. O poeta com a lua. Um cientista com o seu problema. Na concentração a mente se focaliza em um único ponto, sem se mover. Portanto, processo mental fixo, parado, e objeto permanece o mesmo. Na Meditação não há mente e objeto separados. Se fundem em um só. Não há divisão entre pensador e pensamentos. Tudo é UM! Existe uma diversidade de técnicas de Meditação e cada praticante deve ser orientado individualmente para aprofundar a sua prática segundo suas necessidades pessoais.



8. Samadhi
É a intensificação natural do estado de Meditação. É a Supra Consciência: Além do eu, além da mente e do tempo! É a dissolução da identidade baseada nas memórias no oceano da Consciência Absoluta que é pura Luz, Poder, Sabedoria e Amor. Samadhi é a realização plena do que o Yoga propõe e é. Existem níveis diferentes de samadhi que não vamos comentar aqui. Alguns apenas suspendem o ego temporariamente, mas este retorna uma vez passada a experiência. Este é Sabija, com semente. Com o sadhana apropriado, porém, ocorre a dissolução de todas as tendências condicionadas do subconsciente, as identificações com as memórias, e o samadhi acontece definitivamente. Não há mais ninguém para retornar. É o Nirbija, sem semente. O que surge então é Purusha, o Ser primordial, Imortal e pleno de Sabedoria, capaz de viver no mundo em completa Harmonia e Paz.
Os oito angas do Raja Yoga acontecem com e no ente humano e por isso têm uma relação dinâmica entre si, pois interagem sobre um mesmo centro modificando-o. Cada anga, quando atua sobre esse centro, o ente humano, encontra-o modificado pelo impacto de um outro anga que o antecedeu, e modifica-o para a ação dos outros a seguir. É um processo onde todos interagem harmoniosamente para o acesso à Totalidade do Ser.