12 de dez. de 2012

Ponto de vista


Critico?



Pregunta: Nos vivemos uma época bem sombria – que por isso mesmo tem seu lado luminoso – mas é sombria no plano político e social. Voce acredita que temos muitas esperanças de superarmos esta crise de fim de século e milênio?

Eu espero que não porque finalmente o que é sombrio é a pretensa busca espiritual. O que é sombrio é haver professores de yoga em cada esquina. O que é sombrio é o chaneling. O que é sombrio é a busca espiritual moderna, esta espécie de fuga do instante. Por outro lado, aquilo que é auspicioso é a guerra que se aproxima, são os cataclismas que vem, por que eles põem profundamente em questão o ser humano, lhe fazem se colocar questões verdadeiras. Todo o resto os faz dormir.
Entao precisa ficar bem claro que o estado do mundo é a sua sorte. Si os deuses fazem o mundo se beneficiar desses movimentos, é o presente supremo. Infelizmente tem épocas nas quais o cataclisma é a única maneira de trazer um questionamento. Na sua generosidade, os deuses querem, eu acho, nos ajudar mais e mais nesse sentido. Todo esse romantismo do yoga, do oriente, da espiritualidade, todas essas técnicas espirituais de progressão, purificação, levam verdadeiramente a idade da sombra. Elas são realmente uma perda de dinheiro, de energia. Um dia elas vão desaparecer completamente e nesse momento talvez precisaremos de menos cataclismas para nos despertarmos.

Pergunta: Com suas afirmações você pode provocar escândalo....

O que é escandaloso é de fazer as pessoas acreditarem que através de exercícios eles vão se sentir melhor e que seus questionamentos se acalmarão. É de fazer acreditar que seguindo tal terapia, adotando tal conceito, tal roupa de tal cor, que colocando na parede ou no seu pescoço uma imagem do guru da moda, isto vai trazer um questionamento profundo. Isto é a charlatanice.
A verdadeira vida é encarar o instante. As diferentes possibilidades de conflito se expressam no mundo, você as encara, você olha no que te toca, você olha o que é a morte, a destruição. Assim percebemos onde estamos. Quando sua casa é destruída, quando seu corpo se quebra, quando sua família é eliminada, voce percebe a que ponto voce esta livre ou não de você mesmo. Mas se sentar num quarto para fazer yoga, mastigando 100 vezes um punhado de arroz integral....evidentemente, nos comportamos muito bem, mas não há nenhum questionamento. É uma verdadeira calamidade.